segunda-feira, 13 de abril de 2015

PRISIONEIRO DA LIBERDADE

“Prisioneiro da Liberdade” é o título do primeiro romance de Dalcy Angelo Fontanive. Primeiro porque o segundo já está a caminho, com o título de “Velhos tempos, novos ventos”.
Fontanive foi professor e diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caxias do Sul. Transferiu-se ainda jovem para o Rio, onde se especializou em psicologia e psicanálise, fazendo carreira de professor na Universidade Federal Fluminense. No final dessa trajetória, descobriu o fascínio de escrever ficção onde, como nos ensina Milan Kundera, é possível dizer coisas que não poderiam ser ditas de outra maneira.
E são coisas do maior interesse humano as que Fontanive põe diante do leitor de “Prisioneiro da Liberdade”. O título, na aparência paradoxal, se explica no decorrer da trama: todas as amarras que tentam prender o personagem Tarcísio – a autoridade paterna, a moral religiosa e social vigentes – têm menos força que seu apego à liberdade. Isso em tese. As situações pelas quais passa o protagonista não têm nada de tese, são muito mais envolventes. Toda a cultura rural veneta transplantada para esta região, com suas prescrições rigorosas sob o controle inflexível da igreja, é ali desmascarada.
Não tenho receio de afirmar que se trata de um drama inédito no romance brasileiro e até mesmo de língua portuguesa. Em certos aspectos esse romance se aproxima dos de figuras como Bernanos e Graham Greene, só para dar uma ideia do nível de significado dessa obra. E que venham os “Velhos tempos, novos ventos”!

0 comentários:

Postar um comentário