domingo, 14 de setembro de 2014

                                   PRINCÍPIOS

                                               José Clemente Pozenato

            Para quem não me conhece de perto, vão aí dez princípios que me norteiam e que, penso eu, deveriam nortear toda sociedade que se considera civilizada:
- Sou radical apenas num ponto: sou radicalmente contra qualquer tipo de radicalismo. Um princípio sinônimo deste é: tudo deve ser relativizado e analisado dentro de seu contexto de tempo, lugar e cultura.
            - Quem discrimina o discriminador também pratica discriminação. Por exemplo, quando há um conflito racista, a probabilidade de que os dois lados estejam praticando algum grau de racismo é de cem por cento.
            - A virtude fundamental da convivência civilizada – isto é, mais evoluída que a dos primatas – é a tolerância. Ou então: ser humano é ser tolerante.
            - Fazer guerra santa nunca é coisa santa, é sempre guerra em busca de poder. Observação: não só as religiões fazem guerras santas. Há outras formas de sacralizar a própria causa. Há guerras, por exemplo, feitas para “impor” a democracia, ou seja, o próprio poder.
            - Dizer que os políticos são corruptos é apenas metade da verdade. A outra metade é: os políticos não seriam corruptos se o povo não fosse corrupto.
            - Queres conhecer o vilão? Dá-lhe o poder na mão.
            - A pior democracia é sempre melhor que a melhor ditadura.
            - É de menino que se torce o pepino. E torcer sempre faz doer um pouco.
            - Quem tudo quer, tudo perde. Quem quer pouco, consegue tudo o que quer.
            - Quem dá atenção ao que não merece atenção, faz o insignificante ficar importante.

Pensando bem, não esgotei a lista.

Um comentário: