segunda-feira, 3 de agosto de 2015

UNIVERSIDADE DE BUCARESTE

Tive o prazer de passar quase uma semana na Universidade de Bucareste, participando de um evento na área de Comunicação. A Faculdade de Jornalismo e Ciências de Comunicação foi a primeira criada pela Universidade assim que caiu o regime soviético, e está comemorando 25 anos. O encontro aconteceu no prédio da Faculdade de Direito, o mais antigo da Universidade, erguido em 1857, um verdadeiro monumento arquitetônico.
A Universidade teve três fases em sua história. A primeira começa em 1864, quando é criada, juntando as Faculdades de Direito, de Letras e de Ciências e vai até 1944, quando a Romênia é incorporada à União Soviética. A segunda fase inicia com essa incorporação e vai até a queda do Muro de Berlim, em 1989. De lá para cá vive ela sua terceira fase, com um lema muito significativo: Cultura e Descobrimento.
Nestes últimos 25 anos o empenho vem sendo o de recuperar espaços e ganhar avanços que foram limitados pelas autoridades comunistas. Começaram mudando o nome de Universidade de Bucareste para o de Academia do Povo da República Romena. Fecharam três Faculdades: a de Teologia, a de Filosofia e a de Ciências Sociais... E abriram as Faculdades de Química e de Física.
Em 1989, “após abusiva desestabilização de departamentos e faculdades”, conforme consta do catálogo atual da Universidade, havia apenas 6 faculdades e menos de 8 mil estudantes. Hoje ela se gloria de ter 19 faculdades, mais de 32 mil alunos e 3 mil professores. Dados todos que podem ajudar a pensar...

0 comentários:

Postar um comentário