segunda-feira, 9 de março de 2015

QUARTA IDADE

Norberto Bobbio, o grande jurista e filósofo do Piemonte, escreveu aos 85 anos um livro com o título De senectute (isto é, “Sobre a velhice”), que foi publicado em português com o título aguado de Tempo da Memória (1997).
Ele começa dizendo que mesmo a quantidade de anos para alguém ser considerado velho mudou, desde que Cícero escreveu o seu De senectute:
“Aqueles que escreveram obras sobre a velhice, a começar por Cícero, tinham por volta de sessenta anos. Hoje, um sexagenário está velho apenas no sentido burocrático, porque chegou à idade em que geralmente tem direito a uma pensão. O octogenário, salvo exceções, era considerado um velho decrépito, de quem não valia a pena se ocupar. Hoje, ao contrário, a velhice, não burocrática mas fisiológica, começa quando nos aproximamos dos oitenta [...]”.
A mudança é tanta que, diz ele, não se fala mais em terceira, mas em quarta idade. No seu modo peculiar de pensar, Bobbio caracteriza três tipos de velhice: a burocrática, a biológica e a psicológica (que para ele, observa com humor, começou ainda na juventude!). A esses três, penso que poderia ser acrescentado um quarto: a velhice como representação cultural, isto é, de como as pessoas se comportam com relação a ela.

Neste plano podem ser ditas as coisas mais bizarras, como esta que ouvi de um amigo psicanalista. A terceira idade está hoje dividida em três fases, diz ele: dos 60 até os 80 anos o sujeito é idoso; dos 80 aos cem anos ele se torna velho, não escapa disso; mas depois dos cem, passa a ser centenário, atingindo a glória!

0 comentários:

Postar um comentário